Conheça mais sobre o umami, o quinto sabor fundamental
17.Apr

Oie Gente!! Tudo bem???

Hoje quem escreve este post é a Mauricia a nova colaboradora aqui do blog. Logo mais vocês vão ver os posts dela de receitas (que eu sei que vocês gostam) e outro assuntos também. Este é o primeiro dela aqui no E-Glam e sobre o Umami. Eu mesma não fazia ideia do que era Umami hehe Vamos conhecer um pouco mais???

Seguindo a linha de receitas saudáveis, hoje vou falar um pouco sobre o umami, também conhecido como o quinto gosto fundamental. Você já deve ter ouvido falar que nosso paladar é capaz de reconhecer os quatro gostos básicos: doce, salgado, azedo e amargo. Porém, o que muitos ainda não sabem é que o paladar humano reconhece mais um gosto – o “UMAMI”. Ele é reconhecido por nosso paladar quando comemos alimentos que possuem substâncias chamadas de aminoácidos (representados, principalmente pelo ácido glutâmico, ou glutamato). Ele foi descoberto por um cientista japonês no início do século XX, e foi apenas reconhecido recentemente. Apesar de estar fortemente relacionado com a gastronomia oriental, está presente em vários alimentos que consumimos no dia-a-dia, como nas carnes curadas, tomate, aspargo, cogumelo, alga, soja, cenoura, chá verde, frutos do mar, vegetais e etc.

O termo umami significa saboroso em japonês e o sabor tem três principais elementos em sua composição: glutamato, inosinato e guanilato. A combinação dessas substâncias dá ao paladar uma sensação de saciedade.

Hoje vamos mostrar uma receita muito saborosa , de baixa caloria e ainda sem carne (pode ser feita na sexta feira Santa)

E claro, aproveitem todas as delícias do quinto sabor.

Lasanha De Abobrinha Com Tofu

imagem02

 Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de proteína texturizada  de soja granulada
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 3 xícaras (chá) de água (600 ml)
  • 2 embalagens de polpa de tomate (1,040 kg)
  • 2 abobrinhas médias cortadas em fatias finas, no sentido do comprimento
  • 300 g de massa de lasanha fresca pré-cozida

Creme de tofu

500 g de tofu cortado em cubos

1 colher (sopa) de suco de limão

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 e meia colher (chá) de sal

1 xícara (chá) de tomate-seco bem picado (150 g)

                 receita-lasanha-de-abobrinha

Modo de preparo

Em uma panela grande, coloque a proteína de soja, o sal, 2 xícaras (chá) de água e a polpa de tomate, leve ao fogo alto, com a panela semitampada, por 8 minutos, ou até a proteína de soja hidratar. Retire do fogo e reserve.

Em uma panela média, coloque a água restante e leve ao fogo alto até ferver, junte a abobrinha e deixe cozinhar, com a panela semitampada, por 5 minutos, ou até a abobrinha começar a murchar. Escorra e reserve.

Enquanto isso, faça o creme de tofu: no copo do liquidificador, coloque o tofu, o suco de limão, o azeite e o sal, e bata em potência mínima até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e misture o tomate-seco.

Monte a lasanha: em um refratário grande, faça camadas com o molho, a massa, a abobrinha e o creme de tofu. Cubra com papel-alumínio, e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos, ou até aquecer bem.

Retire do forno e sirva em seguida.

Dicas
* Se desejar, antes de levar a lasanha ao forno polvilhe queijo parmesão ralado sobre a superfície.
*Monte a lasanha logo após o cozimento da abobrinha para que ela não continue cozinhando e amoleça. 
0

Arquivado em: Cooking With Glam

3
Deixe seu comentário