#porondeandei: Chile – por Lu Krasa
22.Jul

Quem é vivo sempre aparece!! 😉

Volte e meia tenho vontade de ter meu próprio blog, e nessas vontades já criei e recriei, já escrevi e reescrevi textos. E nessa andanças criei uma coluna chamada Por onde andei…

luchile3

Viajar é para mim sinônimo de plenitude.

Seja qual for o destino, pegar a estrada, por qualquer meio de transporte, lógico que sem pegar trânsito , renova as energias e deixa a alma em paz.
Hoje se me perguntam , quando você foi mais feliz na sua vida nestes seus 31 anos ?
A resposta desta pergunta é hoje a maior certeza que tenho.
E a resposta é :
Foi o período em que vivi no Chile.

chile placa

Quem me conhece vai pensar , claro você namorava e acarreta tudo o que vem com uma relação, sim e até pode ser…
porém essa mesma história de amor, não se sustentou fora do contexto daqueles meses em outro país, e acho que isso responde tudo ne? 😉

Essa vai ser a coluna #PORONEANDEI

E ela vai começar mesmo no Chile, onde vivi no litoral, na cidade de Viña del Mar no ano de 2010, cidade vizinha de Valparaiso.

Vina_del_Mar

Viña fica cerca de 1h de Santiago a capital do pais, é como a distancia de Curitiba a nosso litoral.

Como morei por 06 meses e tinha contas a pagar como escola de espanhol, aluguel, mercado, telefone, então muito ainda quero e tenho a conhecer daquele pais.

Vamos lá, vou fazer um breve resumo, Santiago é uma grande metrópole e particularmente me lembra São Paulo, prédios, grandes avenidas aquela sensação de um grande coração que não para de bombar, a grande diferença é a vista para as cordilheiras, deslumbrante em que no inverno em dias lindos de sol vemos ao longe elas bem branquinhas.

SAntiago_cordilheira

palacio-de-la-moneda-santiago-chile

Pegando a estrada com destino a Vinã, as montanhas são de tirar o folego e ainda temos a opção de parar em algumas vinícolas.

Vinã é uma cidade tranquila, litorânea sem muitos atrativos, oceano pacífico gélido, o mar mais gelado que já conheci, impossível se manter dentro dele por mais calor que faça !

Praias lindas, um famoso cassino, a avenida principal do comercio é batizada pelo nome da vizinha Valparaiso. A praça central espera com charretes típicas para os turistas, e a cerca de duas quadras o centro de eventos que acolhe os famosos festivais musicais de verão de Vinã del Mar.

Valpo2

Valparaiso é típica cidade portuária, chamada carinhosamente por Valpo, carrega o estigma da sujeira e também um sentimento um pouco inseguro, porém é uma cidade que respira arte. Seus morros com elevadores, os chamados ascensores, e ônibus elétricos nos transportam para outro tempo. Cada esquina uma galeria de arte, seja a céu aberto ou nas particulares, a arte de rua com vista para porto fazem uma combinação incrivelmente encantadora.

De uma das casas de Pablo Neruda, a poesia se faz palpável e do mirante da casa a certeza de onde veio algumas das inspirações do autor.

Pictures6

E o Chile se faz inspiração com o espanhol encantador com um sotaque particular, regado a bons vinhos ou a um bom pisco, sabores únicos de abacate que se faz presente em quase todas as refeições, ou ao chá que substitui o nosso café todas as manhãs.

Lu krasa

1
1 Comentário para “#porondeandei: Chile – por Lu Krasa”

    Gravatar Stella Maris
    19 August 2016

    Amei a matéria…vontade de ir p Chile!!


Deixe seu comentário