Praticar atividades físicas em dias de calor intenso requer cuidados especiais
24.Jan

Oie Gente!! Com a chegada do verão a gente resolve fazer uma dietinha, fazer mais exercícios físicos. Tudo para enfrentar o biquíni e não ficar apavorada não é? E com isso aumentamos a quantidade de exercícios, seja ele nas academias ou ao ar livre. Neste calorzão é importante ter cuidados especiais, mesmo para aqueles que mantém hábitos saudáveis durante o ano todo.

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O Professor da Fit Premium – Marcelo Zappala explica como o organismo funciona nesse período e dá dicas para quem deseja manter a forma

Seja ao ar livre ou nas academias é necessário redobrar os cuidados com as roupas, hidratação e alimentação, pois as temperaturas elevadas exigem maior esforço do coração e do pulmão. Com o calor excessivo, o corpo elimina grande quantidade de água e sais minerais por meio do suor, o que torna a hidratação indispensável. “Tomar 200 ml a cada 15 minutos ajuda a manter o bom funcionamento do nosso organismo durante a atividade física, sem causar mal estar”, explica Zappala. Em relação à alimentação, o profissional incentiva o consumo de alimentos ‘leves’, como frutas, saladas, verduras e sucos.

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Outra questão fundamental são os melhores horários para a prática de atividades, que devem ser realizadas até às 10h e depois das 16h. Os exercícios em horários inadequados podem resultar em tontura, cãibras e possíveis desmaios. A respiração também pode ser alterada nessa fase, e o sinal de alerta mais comum é a sensação de falta de ar durante o exercício. Nesse caso, o praticante deve tentar respirar normalmente pelo nariz, expirando pela boca. Caso isso não seja possível, o ideal é que a intensidade seja reduzida.

Para o vestuário, Zappala indica roupas leves, claras e confortáveis, além de tênis próprios para a atividade realizada.  “O ideal é que a maior parte do corpo esteja exposta, para que o suor seja evaporado”, explica o professor da Fit Premium.

Praticar exercícios físicos melhora o condicionamento, o humor e a disposição do indivíduo, mas o profissional alerta: “Não é aconselhável correr atrás de resultados em um mês e os limites do corpo devem ser respeitados”. Segundo ele, a regularidade da prática deve ser mantida durante todo o ano, sendo que a frequência recomendada é de, pelo menos, três vezes por semana durante 30 minutos.

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